O Ramo Escoteiro é uma seção para jovens com idade entre 11 e 15 anos. Os Escoteiros são divididos em grupos denominados de Patrulhas (grupos de seis a oito escoteiros. Cada Patrulha é liderada por um dos seus integrantes, eleito pela própria Patrulha e nomeado pelo Chefe de Seção para ser Monitor, depois de ouvida a Corte de Honra. Para auxiliá-lo em suas atribuições, o Monitor, em comum acordo com a Patrulha, designa um Submonitor, que também pode ser eleito pela Patrulha.
domingo, 12 de fevereiro de 2012
QUÍMICA por Isabela Marinho
A química estuda a matéria, as substâncias que a constituem e suas transformações. E um exemplo da química em nossas vidas podem ser as coisas que utilizamos no dia-a-dia como produtos de limpeza(detergente,sabão em pó,Veja,água sanitária,etc),remédios e produtos de higiene pessoal(creme dental,xampu,condicionador,sabonete,etc).
2. Explicar a diferença entre fenômeno físico e fenômeno químico;
No fenômeno químico temos como produto uma nova substância, e no fenômeno físico não. Exemplo: Se rasgarmos uma folha de papel ao meio, ela continuará sendo uma folha de papel. Como não há um novo produto, será um fenômeno físico. Agora se queimarmos essa folha ela se transformará em cinzas, então será um fenômeno químico, pois o papel será um novo produto, as cinzas.
3. Apresentar à seção um trabalho sobre a vida e as realizações de dois químicos famosos;
John Dalton
Foi químico e físico inglês, fundador da teoria atômica moderna. Dalton desenvolveu sua teoria atômica numa série de conferências que proferiu na Royal Institution de Londres, nos anos de 1805 e 1804. Em 1807, com o seu consentimento, Thomas Thomson incluiu um sumário da teoria atômica na terceira edição de sua obra System of chemistry (Sistema de química). O próprio Dalton, no ano seguinte, no primeiro volume do seu New system of chemical philosophy (Novo sistema de filosofia química), apresentou as bases de sua nova teoria.
Segundo Dalton, essas partículas eram esferas de diferentes tipos (tipo 1, 2, 3, ...) em relação a quantidades de átomos conhecidos. A palavra átomo, de origem grega, significa exatamente indivísivel, pois segundo á Demócrito, sua divisão era impossível. Sua estrutura atômica representava o átomo como uma particula maciça, indestrutível e indivisível com o formato redondo. Seu modelo atômico, ficou então conhecido como "Bola de bilhar".
Ernest Rutherford
Foi um físico e químico neozelandês que se tornou conhecido como o pai da física nuclear. Num trabalho no início da carreira, descobriu o conceito de meia-vida radioativa, provou que a radioatividade causa a transmutação de um elemento químico em outro, e também distinguiu e nomeou as radiações alfa e beta. Foi premiado com o Nobel de Química em 1908 "por suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioactivas".
Rutherford realizou sua obra mais famosa após ter recebido esse prêmio. Em 1911, ele defendeu que os átomos têm sua carga positiva concentrada em um pequeno núcleo, e, desse modo, criou o modelo atômico de Rutherford, ou modelo planetário do átomo, através de sua descoberta e interpretação da dispersão de Rutherford em seu experimento da folha de ouro. A ele é amplamente creditada a primeira divisão do átomo, em 1917, liderando a primeira experiência de "dividir o núcleo" de uma forma controlada por dois alunos sob sua direção, John Cockcroft e Ernest Walton em 1932.
8- Saber e Explicar as diferenças entre substâncias polares e apolares;
Nas substâncias apolares, a atração entre as moléculas é mais fraca e isso facilita o movimento dessas moléculas, tendo normalmente pontos de fusão e de ebulição extremamente baixos.
Nas substâncias polares, devido à existência de regiões com diferentes densidades eletrônicas, age sobre as moléculas uma força de atração mais intensa, que dificulta o movimento dessas moléculas e impede-as de atingir o estado gasoso com tanta facilidade.
Rataplan do Mar
“Do infinito mar, na vasta imensidade,
E sob a infinidade do esplendente azul,
Queremos educar a nossa mocidade,
Fugindo à vida inerte, infenso, atroz paul!
E quando vemos, longe, o torvelinho humano,
O próximo perigo, as almas nos desperta,
E ao nosso brado Alerta! Alerta! Sempre Alerta!
Respondem-nos - Alerta! - as vozes do oceano!
Em cadência firme e sã, nossos peitos faz vibrar
O ra-ta-plan, ra-ta-plan, ra-ta-plan dos Escoteiros do Mar! (bis)
Na progressiva paz, nos dias de perigo,
Nas horas de alegria, ou quando reina a dor,
É sempre o mesmo mar, o nosso grande amigo,
É sempre a mesma Pátria, o nosso imenso amor!
Se acaso ferve, um dia, o turbilhão insano
Das cúpidas paixões de alguma hora incerta,
Ao nosso brado Alerta! Alerta! Sempre Alerta!
Respondem-nos - Alerta! - as vozes do oceano!
Em cadência firme e sã, nossos peitos faz vibrar
O ra-ta-plan, ra-ta-plan, ra-ta-plan dos Escoteiros do Mar! (bis)
Da Pátria todo amor, constantes pioneiros,
Por sobre o mar ou terra, e sob um céu de anil,
Ardentes, juvenis, do mar os Escoteiros
Tem só por lema audaz: TUDO PELO BRASIL!
E assim sempre evitando, da tibieza o engano,
Do amor da Pátria e honra, da fé sob a coberta,
E ao nosso brado Alerta! Alerta! Sempre Alerta!
Respondem-nos - Alerta! - as vozes do oceano!
Em cadência firme e sã, nossos peitos faz vibrar
O ra-ta-plan, ra-ta-plan, ra-ta-plan dos Escoteiros do Mar! (bis)”
Oração do Escoteiro do Mar
“Oh Senhor, infundi em nós, Escoteiros do Mar, o espírito de valor e fortaleza que nos legaram aqueles velhos homens do mar dos velhos tempos.
Que saibamos fazer nossas, as nobres tradições estabelecidas por eles, e que na solidão das horas imensas da travessia, saibamos encontrar o caminho de vossos corações.
E que nesse refúgio, aprendamos a amar com a força espiritual, para enfrentar os esforços e dificuldades da vida.
Assim seja,
Amém”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário